Sou Rossini, nascido na capital paulista e morador de Campinas há mais de 30 anos. Casado e pai de dois filhos, sou formado em administração com especialização em orçamento e contabilidade pública. Entrei na política na década de 80 contagiado pelo ambiente de efervescência política com a abertura democrática em campanhas por eleições diretas, anistia política e o fim da ditadura. Estou no quarto mandato como vereador. Como parlamentar fui autor, entre outras leis, do projeto que isentou os aposentados e os pensionistas do pagamento do IPTU e que obrigou a instalação de sinais de trânsito ao redor das escolas.
Pautei minha ação política no combate às drogas e em defesa da vida, para a construção de uma sociedade justa e sustentável. Por isso, fui um dos fundadores do Conselho Municipal de Entorpecentes e participipei da criação e desenvolvimento do programa “Ame a vida sem drogas nas escolas”.
Na atual legislatura, fui presidente da Comissão Especial de Estudos sobre Drogas, que elaborou o anteprojeto de lei da Política Municipal de Antidrogas. Participei ativamente do Conselho Estadual de Drogas, trabalhei arduamente nessa área na Pastoral da Sobriedade da Igreja Católica e em defesa das comunidades terapêuticas, sendo o vice-presidente da Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas (Febract).
Ao longo desse tempo também me dediquei à causa da proteção do meio ambiente. Recentemente, fiz várias intervenções junto às autoridades para garantir o abastecimento de água para a região de Campinas e dos municípios das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, e propus o movimento “Salvem o Cantareira”, que reuniu centenas de pessoas em Piracaia para conscientizar as autoridades e a sociedade sobre o colapso no abastecimento de água.
Sou autor do projeto que acaba com o “pancadão” em Campinas, pois avaliamos como crime ambiental a poluição sonora provocada pelo som alto dos carros que circulam pela madrugada, além de um desrespeito ao sossego do trabalhador.
Também tenho uma atenção especial à causa animal. Liderei na Câmara de Campinas o movimento para evitar a volta dos rodeios na cidade, e, por intermédio do PV de Campinas, criamos na prefeitura um departamento exclusivo para atender às demandas dos animais.
É nisso que acredito e são essas as nossas bandeiras de luta. Por isso, como deputado estadual, quero continuar o trabalho em defesa da vida, contra as drogas e por políticas públicas sustentáveis que respeitem o cidadão e a natureza. Quero ainda ajudar a combater a corrupção e contribuir para levar cada vez mais qualidade de vida para todos nós.