Rossini esteve junto com o prefeito Jonas Donizettte na entrega de 15 viaturas, sendo três bases móveis de monitoramento (micro-ônibus equipados com câmeras), seis carros e seis motos, que vão ser utilizadas pela Guarda Municipal, nas ações do Programa “Crack – é Possível Vencer”.

A solenidade, que ocorreu no Largo do Rosário, marcou também o encerramento do curso de capacitação de 40 GMs, que fizeram parte da terceira turma de formação para atuar no programa. Ao todo, 120 guardas municipais participaram da capacitação, com 160 horas de aula.

O treinamento foi dividido em três turmas com aulas sobre vários temas, entre eles policiamento comunitário, redes de apoio e cuidado, abordagem policial a pessoas em situação de risco, resolução pacífica de conflitos e princípios da abordagem psicossocial.

Crack

O programa “Crack – é Possível Vencer” é um projeto coordenado pelo Ministério da Justiça, para a prevenção, combate, reabilitação e reintegração social de dependentes químicos. “A efetivação desse programa na cidade é um avanço para concretização de processos para banir esse mal que é o consumo de crack nas ruas de Campinas”, afirmou Rossini.

Durante a solenidade, que contou com a presença do vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira; do secretário municipal de cooperação nos assuntos de segurança, Luiz Augusto Baggio, outras autoridades e familiares dos formandos, o prefeito Jonas Donizette destacou a importância de priorizar o setor de segurança, com aumento de efetivo e um olhar social para a questão do crack. O prefeito também ressaltou a preparação dos GMs, no intuito de discernir as ações que envolvam questões sociais, a exemplo da dependência química.

“Nós estamos vivendo um momento que não é um dos mais fáceis para contratar. E demos prioridade para o setor de segurança, treinando esses GMs com preparação especial, já que as ações da Guarda se confundem com os problemas sociais, para que os guardas tenham discernimento no momento das abordagens”, disse.

Jonas Donizette lembrou que, além das bases móveis, carros e motos, a aquisição de armas não letais são fundamentais para o trabalho da GM de Campinas nas ações de prevenção e combate às drogas. Para o prefeito, os equipamentos são uma segurança para evitar possíveis excessos e abusos, diante da complexidade da abordagem aos usuários de drogas.

Crack 1

Bases móveis

O secretário municipal de cooperação nos assuntos de segurança, Luiz Augusto Baggio, explicou que as bases móveis vão funcionar junto com outras viaturas da GM, em locais onde já existe uma identificação de usuários de drogas. Para o secretário, a capacitação, em conjunto com equipamentos modernos, vai facilitar as ações.

“Mais segurança com olhar dirigido. A ideia é ter ações preventivas, diferenciar o criminoso do dependente; pra isso, treinamos esses homens adequadamente e houve investimento em equipamentos importantes”, disse.

Programa

Para formalizar a adesão a adesão ao programa, em julho de 2013, a Prefeitura de Campinas criou um comitê gestor com a atribuição específica de planejar e implementar ações. O comitê é coordenado conjuntamente pelas secretarias municipais de Saúde, Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública e de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. A articulação junto ao governo federal, é feita pela Secretaria de Saúde.

O objetivo foi constituir uma instância para assegurar a articulação das ações entre as diferentes pastas que integram o processo como um todo, considerando-se que os recursos para a ampliação das ações são previstos em cada ministério.