Campinas ganhou a primeira colocação entre os municípios com mais de 500 mil habitantes no programa Município VerdeAzul. Também manteve-se no primeiro lugar entre os 20 municípios da RMC. A premiação foi realizada nesta quarta-feira, 13 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Maurício Brusadin.

Com uma pontuação de 93,45 no ranking geral do programa, Campinas também foi certificada em 5º lugar, uma subida de sete posições em relação ao resultado alcançado em 2016, quando alcançou o 12º lugar. Mas esta não foi a única boa notícia recebida no anúncio dos municípios mais bem colocados: Campinas também alcançou a maior pontuação na UGRHI (Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do PCJ), fazendo jus, pela primeira vez, ao Prêmio Governador André Franco Montoro.

Representando o prefeito Jonas Donizette na cerimônia, o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SVDS), Rogério Menezes, atribuiu os bons resultados “a um governo sério, trabalhando de forma articulada com as mais diversas secretarias municipais em prol do desenvolvimento sustentável”. Para ele, a boa avaliação “coroa a evolução constante que obtivemos na gestão ambiental nos últimos anos”.

O certificado Município VerdeAzul é concedido pela secretaria estadual de Meio Ambiente aos municípios que atingem nota superior a 80 pontos e preenchem requisitos pré-definidos de sustentabilidade. O certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

A pontuação atribuída a todos os municípios participantes pode ser conferida no endereço http://www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/ranking-pontuação/. A partir do anúncio da certificação, o site pode demorar algumas horas para ser atualizado com os números alcançados por todos os municípios.