Para celebrar o Dia Municipal de Combate à Corrupção, instituído este ano por lei de autoria do vereador Luiz Carlos Rossini (PV), a Câmara de Campinas, por intermédio da Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp), promove nesta quarta-feira (09/12) debate público com a presença de Roberto Romano, doutor em Filosofia e professor titular de Ética e Filosofia Política da Unicamp.
Na oportunidade, Roberto Romano irá proferir a palestra “Pressuposto Autoritário da Corrupção”, na qual irá abordar, entre outros temas, a prática ética, o histórico da corrupção, o favor e o clientelismo no Brasil.
Entre os debatedores na mesa, estará Pedro Rocha Lemos, doutor em Sociologia e professor de Sociologia, Antropologia e Gestão e Política da Educação Brasileira da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí.
O vereador Rossini, que irá presidir os trabalhos, afirma que a data tem como objetivo conscientizar
a sociedade sobre as graves consequências que as ações e as atitudes lesivas ao erário público podem redundar, como a multiplicação da pobreza, da miséria, da violência e de outros danos sociais.
“A corrupção precisa ser enfrentada com rigor e determinação, devido aos males que acarreta em especial à parcela mais pobre da população que depende, fundamentalmente, dos serviços públicos nas áreas de saúde, educação, transporte, habitação, entre outros”, explica.
Para Rossini, além da fiscalização rigorosa por parte do Estado e do aprimoramento da legislação, um dos caminhos para reverter os danos causados pela corrupção passa por uma mudança de atitude da sociedade.
“Infelizmente, a cultura reinante de que ‘o importante é levar vantagem’, que ‘os fins justificam os meios’, ou ‘rouba mas faz’ se torna um campo fértil para para que o vírus da corrupção seja inoculado e afete o comportamento dos indivíduos. Para desconstruir essa falsa ideia temos de estimular e promover o debate e conscientizar cada indivíduo do seu papel na sociedade. Foi com esse objetivo que propusemos a instituição do Dia Municipal de Combate à Corrupção”, completa.
A lei de Rossini, comemorada em 9 de dezembro, está em consonância com o Dia Internacional de Combate à Corrupção. A data foi estabelecida em 2003 pela Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, com a adesão de 164 países, incluindo o Brasil.
O debate público com Roberto Romano na Câmara de Campinas está marcado o dia 9 de dezembro (quarta-feira), das 14h às 16h, no plenário José Maria Matosinho, na Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, Ponte Preta.