Por iniciativa de Rossini, a Câmara de Campinas realizou seminário “Renúncia e Incentivo Fiscais: Como as Empresas Podem Utilizar”. Para tanto, esteve presente Takashi Yamauchi, um dos maiores especialistas do país em terceiro setor. 

A promoção do evento foi da Tecof, organização sem fins lucrativos que fomenta a inclusão social por meio do acolhimento, profissionalização e empreendedorismo. O seminário teve como objetivo mostrar como empresas podem usar os recursos legais de renúncia e incentivo fiscais em projetos de parcerias com entidades de terceiro setor, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dos municípios.

O evento foi voltado ao setor empresarial, além de profissionais, associações comerciais e entidades de classe de contabilidade, auditoria, direito e recursos humanos.

Entre outras coisas, Takashi Yamauchi abordou as leis e as certificações como OS, ICT, LOAS e OSCIP; decretos e leis sobre inovação científica e tecnológica; formação de parcerias públicas-privadas; comércio justo e sustentabilidade, além das normas ABNT NBR 16.001 de responsabilidade social e ISO 26.000, norma internacional de responsabilidade social.

Após a palestra, a Tecof (Tecendo e Costurando o Futuro) apresentou seu estudo de caso “Centro de formação e qualificação de mão-de-obra no setor de moda no município de Hortolândia”. Em parceria com a prefeitura local, o projeto produziu uniformes escolares para a rede pública de ensino.

Takashi Yamauchi

É coordenador do APTO – Centro de Estudo e Difusão do Terceiro Setor e já constituiu mais de 3.800 entidades do terceiro setor em todo o Brasil. É membro do Comitê da ABNT, sobre Responsabilidade Social, da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB Pernambuco, do Comitê da ISO, sobre Norma de Responsabilidade Social, e da APOIO Brasil – Instituto de Fomento e Apoio ao Terceiro Setor.

Tecof (Tecendo e Costurando o Futuro)

Associação sem fins econômicos, do setor de moda, que fomenta a inclusão social por meio do acolhimento, profissionalização e empreendedorismo. Por meio de seu coletivo de costureiras, atende marcas que buscam produzir seus produtos em condições justas de trabalho, oferecendo também qualificação profissional e assistência técnica aos seus associados, compradores e produtores, resultando em maior qualidade dos produtos finais.