O presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, vereador Luiz Rossini (PV), reservou a primeira parte da reunião ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (28/05) para discutir os avanços e as conquistas que transforaram Campinas em um exemplo de cidade sustentável.

Para falar sobre o tema, estará presente no plenário da Câmara o secretário municipal do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes. Ele irá listar uma série de ações realizadas não só na área ambiental como também nos mais variados setores pela administração pública para a garantia dos recursos naturais.

É bom lembrar que a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

Entre os itens que dizem respeito à sustentabilidade estão a exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário; a preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica; o incentivo à produção e ao consumo de alimentos orgânicos; a exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada; o uso de fontes de energia limpas e renováveis para diminuir o consumo de combustíveis fósseis para diminuir a poluição do ar entre outras.

“A adoção de ações de sustentabilidade garante o crescimento econômico da cidade sem comprometer a qualidade de vida”, comenta Rossini.