A Câmara de Campinas aprovou decreto legislativo, de autoria de Luiz Rossini (PV), que concede Medalha Chico Mendes à jornalista Maria Tereza Costa, do grupo RAC (Rede Anhanguera de Comunicação) pelos relevantes serviços prestados em defesa do meio ambiente na cidade de Campinas.
A sessão de entrega do prêmio à homenageada está prevista para a semana do dia 22 dezezembro, data que morreu o ambientalista Chico Mendes, que nomeia esta honraria outorgada a uma pessoa ou entidade que tenha se destacado em defesa do meio ambiente.
Justificativa
A jornalista Maria Teresa Costa, repórter do Correio Popular, jornal que integra o grupo RAC, vem prestando enormes serviços à coletividade de Campinas e região, ao fazer uma das mais belas coberturas jornalísticas sobre a grave crise hídrica que assola o Estado de São Paulo. Maria Teresa Costa traz diariamente nas páginas do periódico informações precisas sobre o esgotamento do Sistema Cantareira, conjunto de represas que abastecem nossa região.
Ao longo deste ano, a jornalista ouviu todos os setores responsáveis pela gestão da água no Estado. Com dados e fontes preciosas, a cidade de Campinas pode acompanhar todos os desdobramentos sobre as nossas reservas hídricas.
Com muito equilíbrio e moderação, as reportagens elaboradas pela homenageada demonstra, claramente e sem alarmismos ou sensacionalismo, os efeitos da ausência de chuvas e até formas de economizar água durante esse e crítico período atípico de seca.
Estiveram nas reportagens fontes conceituadas como o Consórcio das Bacias dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), o Conselho Fiscal do Comitê do PCJ, a ANA (Agência Nacional de Águas, a Sanasa (Serviço de Água e Abastecimento de Esgoto de Campinas SA), o DAEE (Departamento de Água e Esgoto do Estado de São Paulo), o governador Geraldo Alckmin, o prefeito Jonas Donizette, entre tantas outras fontes ligadas ao meio ambiente e sobre o tema.
Por intermédio de seus textos, o leitor pode acompanhar dia a dia a queda da vazão das represas do Sistema Cantareira, chegando níveis de baixas históricas. Maria Teresa Costa ainda esteve in loco no “Ato do Cantareira”, idealizado por Rossini e promovido pelo Conselho Fiscal do Comitê PCJ, realizado na cidade de Piracaia, um dos braços do sistema, na qual a sociedade pediu às autoridades mais cuidado com a gestão da água.
Além da cobertura sobre a crise hídrica, Maria Teresa Costa sempre se pautou pelas coberturas ligadas à questão ambiental ao longo de sua brilhante carreira jornalística no município de Campinas.