Por iniciativa do vereador Luiz Rossini (PV), a Câmara de Campinas reservou a primeira parte da reunião ordinária desta segunda-feira (27/08) para discutir as campanhas e as coberturas vacinais realizadas pela Sistema Único de Saúde, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde.
Estarão presentes no plenário da Câmara Andreia Von Zuben, diretora do Departamento de Vigilância e Saúde de Campinas, e Gabriela Marchesi, coordenadora do Programa de Vacinação do Departamento de Vigilância e Saúde.
Elas irão dar enfoque principal à Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A ação envolve os postos de saúde e tem como alvo principal crianças de 1 a 5 anos. A imunização contra essa doença exige duas doses. Normalmente, no setor público a primeira é dada aos 12 meses de vida, com a versão tríplice viral, e a segunda, aos 15 meses, com a tetraviral.
Isso vale para o ano todo. Porém, devido aos surtos que têm ocorrido em alguns estados do país, o governo convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação do sarampo. A campanha vai até o dia 31 de agosto.
Segundo os últimos levantamentos da Secretaria de Saúde, a cobertura contra o sarampo está abaixo do esperado. Dados parciais apontam uma cobertura de apenas 53%. A meta é vacinar pelo menos 95% da população alvo da campanha.
As médicas ainda vão apresentar um dados sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – o vírus da gripe, que terminou no dia 20 de julho, além de abordar sobre o calendário de vacinação.