O presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara de Campinas, vereador Luiz Rossini (PV), organizou audiência pública no dia 16 de setembro, para discutir a criação no calendário do município de Campinas da Semana de Prevenção da Febre Maculosa, a ser oficializada de 1 a 7 de outubro. A proposta tem como objetivo de conscientizar a população sobre as formas de prevenção e combate ao carrapato estrela, principal vetor de transmissão da febre maculosa.
Participaram do encontro, Andrea Von Zuben, secretaria municipal interina de Saúde; Paulo Anselmo Nunes Felippe, diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal; Rodrigo Angerami, médico infectologista do Departamento de Vigilância em Saúdes; Ricardo Conde Alves Rodrigues, médio veterinário do Departamento de Vigilâncias, além do médico Antonio Jofre Vasconcellos; e de Sidnei Furtado Fernandes, diretor regional da Defesa Civil de Campinas
Em Campinas, a Secretaria Municipal de Saúde registrou sete mortes pela doença em 2019. Ao todo são dez casos, incluindo os óbitos. As vítimas são de quatro regiões diferentes da cidade. A região soma nove mortes: uma em Louveira e outra em Americana.
Segundo Luiz Rossini, a criação da semana visa a realização de campanhas específicas de combate à febre maculosa, doença com altas taxas de letalidade, quando não tratada com antibióticos específicos e em tempo oportuno.