Depois de várias ações de Rossini, a Praça da Juventude “Pastor Alessandro Monare”, no DIC 5, no Distrito do Ouro Verde, foi finalmente inaugurada. A nova opção de lazer e esportes saiu após Rossini ter se reunido com moradores da região e ter feito várias indicações e requerimentos pedindo a implantação da praça.
O local, um amplo complexo de recreação, que faz parte do programa “Campinas Bem Verde”, e vai beneficiar moradores de vários bairros da região. A urbanização da área era aguardada há cerca de 20 anos pela população. “Foi um presente de Natal para toda a região”, enfatizou Rossini.
“Nosso trabalho começou com uma indicação em 2014 para a limpeza do espaço. Naquele ano, apresentamos um requerimento informações sobre os motivos das obras terem sido paralisadas. Em 2015, nos meses de abril e setembro, fizemos novos pedidos de esclarecimentos e pedindo urgência nos trabalhos”, relembra Rossini.
O prefeito Jonas Donizette entregou o espaço aos moradores no dia 17 de dezembro e destacou o empenho da administração ao assumir a obra com recursos próprios pela importância de recuperar uma área, que antes não era urbanizada, servindo de ponto para descarte irregular de entulho e lixo, e que agora dará nova vida à região.
“Essa área é tão importante e fica numa região onde moram pelo menos 50 mil pessoas. É bom ter perto da casa da gente um lugar para poder fazer atividade física. Não é só praça, não é só lazer, é saúde. Quando a gente entrega um lugar como esse, um lugar para praticar esportes, fazer uma caminhada, estamos também colaborando com a saúde da população”, afirmou o prefeito, lembrando que as principais doenças que acometem a população hoje – hipertensão, diabetes e depressão – têm em seu tratamento a atividade física como um ponto fundamental.
O prefeito fez questão de frisar a importância de dar o nome à Praça da Juventude em homenagem ao pastor Alessandro Monare. “Foi um homem que conviveu com a comunidade, se preocupava com esta região”, lembrou. Monare era pastor da Igreja Batista Vista Alegre, no Jardim Vista Alegre, e atuava em vários projetos missionários e sociais. A família esteve presente à inauguração e o pai e a irmã do pastor ficaram emocionados com a lembrança.
O pastor Alessandro Monare morreu no último dia 7 de outubro, ao lado da esposa Belkis e do filho Samuel, em um acidente de carro quando voltavam de uma viagem a Goiás. O caso teve grande repercussão, pois a família ficou desaparecida e o segundo filho Benjamin foi resgatado com vida dois dias após o acidente, quando então o veículo da família foi localizado em um barranco. Nascido em Ponta Porã, no Mato Grosso, veio para Campinas ainda criança. O pastor e a família eram muito queridos pela comunidade.
Campinas Bem Verde
A obra da Praça da Juventude “Pastor Alessandro Monare” faz parte do programa “Campinas Bem Verde”, pelo qual já foram urbanizados, reurbanizados ou revitalizados mais de 230 locais como praças, bosques e parques em todas as regiões de Campinas, desde 2013, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
O investimento nesta obra recente foi de R$ 2,48 milhões, que privilegiou a recuperação da mata ciliar e de nascentes do local, um espaço de aproximadamente 41 mil metros quadrados. Foram plantadas 5 mil mudas de árvores das espécies Aldrago, Palmeira Imperial, Jerivá, Angico e Ipês roxo, amarelo e rosa, entre outras. Também houve o plantio de 5 mil unidades de espécies ornamentais e de 30 mil metros quadrados de grama.
A praça toda ganhou alambrado e conta com pistas de caminhada interna, com 700 metros de extensão, e externa, de 1.200 metros de extensão. A iluminação da área passou a ser feita por cerca de 30 postes de luz branca, de 250 watts.
O complexo de lazer possui uma área coberta de cerca de mil metros quadrados, que poderá ser utilizada para feiras e outros eventos, prédios com sede administrativa, local para reuniões e sanitários, inclusive adaptados para pessoas com deficiência. A população passa a ter três quiosques no parque, com mesas e bancos, para festas. Também há um parquinho infantil, academia ao ar livre, quadras de vôlei de areia e poliesportiva, campo de futebol de areia, campo de futebol gramado com arquibancada e um campo de bocha coberto.
O novo complexo de lazer estará aberto todos os dias, das 5h às 22h. Além do DIC 5, estão sendo beneficiados outros bairros do entorno, como Jardim Rosalina, Parque Eldorado dos Carajás, Jardim Aeroporto, DICs 1, 2, 3, 4 e 6, Jardim Melina, Jardim Vista Alegre, Jardim Ouro Verde, Jardim Aeronave de Viracopos e Guararapes.
Como parte do programa “Campinas Bem Verde”, o Distrito do Ouro Verde também ganhou o Parque Dom Bosco, no bairro Vida Nova, inaugurado em 2015, com uma área de 200 mil metros quadrados, e a revitalização da Praça de Esportes “Emil Rached”, no DIC 6.