Duas praças de Campinas ganharam cara nova no último final de semana (13/12) graças a atuação de Rossini. Por meio de indicação e de um trabalho de acompanhamento das obras finalmente a revitalização da Praça Renê Penna Chaves, no Proença, e da Praça Carlos Zara, conhecida como Praça das Águas, na Ponte Preta. As inaugurações contaram com a presença do prefeito Jonas Donizete, do presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, e de vários vereadores e secretários municipais.
A Praça Renê Penna Chaves
A Praça Renê Pena Chaves fica entre as ruas Rosa Lopes, Lino Guedes, Cônego Oscar Sampaio e Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho. Com um investimento de R$ 120 mil, a intervenção da Secretaria de Serviços Públicos beneficiará cerca de 20 mil pessoas que utilizam o espaço.
“Chegamos ao final do segundo ano de administração trabalhando com seriedade e paciência. Cada área reurbanizada melhora a segurança, a qualidade de vida e a estima do cidadão. No contato com as pessoas, sinto que elas estão satisfeitas com Campinas”, comentou o prefeito.
A área tem um espaço de 18 mil metros quadrados e ao longo dos anos, foi esquecida e abandonada. “Procuramos atender a demanda da população com mais iluminação, mais segurança e mais beleza”, disse Rossini
As obras contemplaram a recuperação dos passeios e do gramado, a instalação de uma academia da terceira idade a restauração do playground, melhorias na iluminação e recuperação do alambrado que circunda o campo de futebol.
A Praça Carlos Zara
A Praça Carlos Zara está localizada em cima do mais antigo reservatório enterrado de Campinas. Inaugurada em 1891, a obra custou na época 27 contos de reís. Com capacidade para 3 milhões de litros de água, o centro de reservação tinha como principal ponto de captação a Vila da Rocinha, atual município de Vinhedo. O reservatório pertencente à Sanasa foi construído em concreto armado e possui um projeto arquitetônico diferenciado, com arcos e tijolos à vista. O local foi desativado na década de 90.
Com investimento total de R$ 400 mil, a revitalização da Praça Carlos Zara reúniu reforma dos pisos e instalação de academia para a terceira idade, mini quadra de basquete e área com obstáculos para a prática de skate, integrando esses espaços com as áreas de passeio, mesas para jogos de xadrez e damas e playground. O projeto incluiu ainda a revitalização do passeio público e jardinagem.
O objetivo da revitalização é incorporar a praça à paisagem urbana atual. Durante a solenidade de entrega, o prefeito Jonas Donizette destacou a importância não apenas do espaço, como também da prática do skate, já que o local é frequentado principalmente pelos skatistas da cidade, e aproveitou a ocasião para anunciar uma importante obra que beneficiará os praticantes do esporte. “A nossa juventude precisa de espaços como esses para a praticar esportiva”, disse Rossini.