Uma ação enérgica do vereador Luiz Carlos Rossini (PV) impediu a volta do uso de animais em rodeios na cidade de Campinas. Há dez anos o município proibiu a presença de animais nesse tipo de espetáculo. Entretanto, no primeiro semestre deste ano alguns setores da sociedade tentaram mudar a legislação.

 

Para evitar um verdadeiro retrocesso nessa área, Rossini foi um dos primeiros vereadores a se manifestar e trabalhar veementemente de forma contrária à medida. Foi à tribuna da Câmara várias vezes defender a integridade física dos animais, já que estudos apontam que, para a realização de rodeios, bois, cavalos e bezerros sofrem agressões que, muitas vezes, não são de conhecimento do grande público.

P1010433 2

Todo o glamour das festas de rodeio escondem um lado cruel. Os animais expostos nas arenas são forçados a se comportar de maneira violenta. Além das competições, que prejudicam a integridade física do animal e que podem levá-lo à morte, práticas de tortura são usadas para enfurecer o bicho.

 

Rossini, que é membro da Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais, trabalhou também para a retomada do processo de finalização do Estatuto dos Animais, além de ser favorável à criação do Departamento do Bem Estar Animal, na Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável, da Prefeitura de Campinas.