A Câmara de Campinas sancionou o projeto de resolução de autoria do vereador Luiz Carlos Rossini (PV) que cria o Diploma Noel Rosa para ser concedido a sambistas, a grupos de samba ou a agremiações que tenham se destacado na divulgação, promoção, difusão e fortalecimento do samba no município.
A resolução 891, publicada na edição do dia 03 de julho do Diário Oficial do Município, visa, segundo o vereador, valorizar os artistas locais que tentam manter viva as raízes e as tradições dessa genuína manifestação da cultura brasileira na cidade de Campinas.
De acordo com a proposta, o Diploma Noel Rosa será entregue aos agraciados em reunião solene, especialmente convocada para este fim, preferencialmente na semana do Dia Nacional do Samba, comemorado sempre no dia 2 de dezembro.
O Diploma Noel Rosa terá o limite máximo de cinco agraciados por ano, indicados pelos parlamentares, e ainda poderá ser outorgado a título póstumo para o representante da família do homenageado.
Noel Rosa
O projeto de honraria também faz uma homenagem a Noel Rosa, um dos nossos pilares e mestre na arte do samba. O carioca Noel de Medeiros Rosa foi sambista, cantor, compositor, bandolinista e um dos maiores e mais importantes artistas da música no brasileira.