O frio chegou e é hora de abrir os armários, pegar aquela roupa bonita que você não usa há anos e dar para quem está precisando. Com o tema Transforme o tom desse inverno #compartilhe calor, foi lançada a Campanha do Agasalho 2024, da qual a Câmara Municipal de Campinas não só participa como é ponto de arrecadação de doações.

“A Câmara tem sempre participado de ações como essas. Campinas ainda tem muita desigualdade social, muitas famílias vivendo em estado de vulnerabilidade e que precisam de agasalho e cobertores. E não estamos falando apenas de bairros mais pobres na periferia, mas também daqueles que vivem em situação de rua. Como seres humanos, temos que buscar alternativas para proteger essas pessoas”, enfatiza Luiz Rossini.

O Legislativo está mantendo caixas para recebimento de doações nas duas portarias do prédio – na Avenida da Saudade, 1004, e na Engenheiro Roberto Mange, 66 – e qualquer pessoa pode trazer roupas, agasalhos e cobertores durante os horários de funcionamento da Câmara.

Além de receber estes itens, a TV Câmara Campinas inseriu na grade de programação o vídeo institucional da campanha, para ajudar a sensibilizar a população a aderir à doação agasalhos e cobertores.

“Todos nós temos que fortalecer as políticas públicas que ajudam a quem precisa. A solidariedade é um gesto de amor; então doar é uma prática de caridade e de amor, que também ajuda a aquecer o coração de quem doa”, afirma Rossini.

Responsável pela campanha, a Secretaria de Assistência Social destaca que tudo o que é arrecadado é entregue às famílias pelos órgãos e entidades que atuam junto às comunidades, de forma discreta e individual. Além de cobertores, a campanha – que deve terminar em 31 de julho – arrecada roupas masculinas, femininas e infantis, sempre em bom estado. A maior necessidade é por roupas masculinas, até porque usualmente os homens não têm o costume de adquirir muitas peças novas e, portanto, doam menos.