Em uma cerimônia vibrante e cheia de emoção, Rossini deu posse aos 32 estudantes eleitos como jovens vereadores. Logo após a posse e diplomação, os alunos parlamentares elegeram Douglas Ribeiro, da Escola Estadual Hercy Moraes – chapa Inovação e Ação – como presidente da Mesa Diretora desta da 5ª edição do programa de formação política e cidadã do Legislativo.
Logo após a composição da Mesa, o presidente eleito agradeceu os jovens vereadores pelos votos recebidos e prometeu não decepcioná-los. Em seguida, Douglas Ribeiro declarou encerrada a Reunião Solene para eleição da Mesa Diretora e já fez a convocação para a primeira plenária do Parlamento Jovem 2023, que é desenvolvido pela Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp), para às nove horas da quinta-feira (28).
“Eu não esperava essa vitória, mas agradeço a todos que confiaram e votaram em mim. Nós demos esse nome à chapa porque percebemos que todos os nossos Projetos de Lei são semelhantes. Por isso decidimos que temos o objetivo de fazer ações para que o futuro do nosso parlamento seja melhor”, destacou o presidente.
Além do presidente Douglas Ribeiro, a chapa vencedora é composta pela primeira vice-presidente, Mellyssa Franco; segunda vice-presidente, Maria Fernanda dos Santos; primeira secretária, Gabrielly Moreira e segundo secretário Vitor Santarosa. O presidente da Câmara de Campinas, vereador Luiz Rossini (PV), parabenizou o presidente do Parlamento Jovem, afirmando que o rapaz já demonstrou capacidade de articulação.
“Tenho certeza que este é um aprendizado que ele vai levar para a vida inteira”, enfatizou Rossini, que na condição de presidente do Legislativo ainda deu dicas para a Douglas, lembrando que na Mesa ele terá o assessoramento do primeiro e segundo secretários.
“O presidente precisa se colocar como articulador: presidente não é o dono da verdade e precisa ter parcimônia e discernimento. Se já foi eleito é porque os jovens vereadores depositam confiança e já viram qualidades que certamente vão ser suficientes para ele fazer uma grande Presidência”, finalizou.
Motivo de Alegria
Presente à posse dos estudantes na Câmara, o prefeito em exercício de Campinas, Wanderley de Almeida (PSB) ,destacou a importância do Parlamento Jovem. “É motivo de muita alegria e me enche de ânimo ver um evento como esse. Nós somos muito questionados na nossa atividade e saber que vocês estão aqui de maneira voluntária, sem qualquer benefício, realmente nos enche de motivação. Saber que despertou em vocês jovens o interesse pela atividade política, saber como funcionam as decisões da nossa cidade são tomadas”, pontuou.
O prefeito em exercício também opinou que boa parte das pessoas não têm a dimensão do que é essa Casa de Leis. “O prefeito da cidade pode muita coisa, mas não pode tudo. A maioria das iniciativas que o prefeito Dário Saadi (Republicanos) tem, precisa ser submetida a esta Casa, porque é como ele estivesse consultando toda a população. Cada vereador eleito representa uma pequena parcela da população de Campinas e esses jovens terão agora uma experiência prática de como isso funciona ”, acrescentou.
Nely Monteiro Castanheira, diretora acadêmica da Elecamp, agradeceu a toda equipe pelo empenho durante toda a execução do programa. “O Parlamento Jovem tem a finalidade de aproximar a Câmara Municipal da sociedade civil. Essa vivência é uma oportunidade para os estudantes conhecerem melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal”, afirmou.
Também participaram da cerimônia de posse Fernando Henrique Martins, representando o secretário municipal de Educação José Tadeu Jorge, e os vereadores e vereadoras que foram padrinhos e madrinhas dos estudantes parlamentares.
Para o mês de outubro, além da primeira Reunião Plenária convocada pelo presidente do Parlamento Jovem, estão previstas mais três Reuniões Plenárias. A cerimônia de encerramento da 5ª Edição do Parlamento Jovem deve ocorrer no dia 27 de outubro.
Experiência gratificante
Além de presença maciça dos alunos, as galerias do Plenário também estavam repletas de pais e familiares dos jovens vereadores. Entre eles estava Regiane Cristine do Carmo, que achou muito interessante e válida a participação do filho no programa. “Na medida que ele ia aprendendo a gente ia aprendendo também. Ele começou a olhar a política e as pessoas de uma forma diferente, com outros olhos. Vai enriquecer muito para a escola e para a carreira dele”, observou.
Essa opinião é partilhada também pelos jovens vereadores. “A participação no Parlamento Jovem abriu muitas oportunidades para um mundo que eu não conhecia por trás das telas. Fico muito feliz em estar aqui e poder representar a minha escola e a comunidade que eu vivo. Aqui aprendi como a política é uma ferramenta importante para mudar a vida das pessoas” afirmou Nicolle Ribeiro, que estuda no Colégio Photon e conduziu o juramento de posse da tribuna.
Davi Farinelli, aluno do Sesi Amoreiras, é outro que vê a participação no programa como uma experiência muito gratificante. “Me sinto muito orgulhoso do trabalho que a gente está construindo junto na nossa escola. É uma oportunidade para a gente dar voz para a juventude”, destacou.
Confira quem são os jovens vereadores
Rakely Oliveira – EE Hugo Penteado Teixeira
Laura Cardoso – EE Procópio Ferreira
Samuel Gomes – EE Professor Aníbal De Freitas
Ana Clara Morais – EE Professora Cecília Pereira
Douglas Ribeiro – EE Professora Hercy Moraes
Marcus Vinicius Pedreiro – EE Dom João Nery
Maria Fernanda dos Santos – EMEF Padre Melico Cândido Barbosa
Yasmin Xavier – EMEF Presidente Floriano Peixoto
Maria Eduarda Santos da Silva – EMEF Padre José Narciso Vieira Ehrenberg
Dionatan Gabriel – EMEF Edson Luís Lima De Souto
Bianca Oliveira – EMEF Maria Pavanatti Fávaro
Rayssa Santos – EMEF Dr. João Alves Dos Santos
Gabriel Botini – EMEF Padre Domingos Zatti
Manuella Souza Santos – EMEF Professor Benevenuto de Figueiredo Torres
Tayla Leite – EMEF Oziel Alves Pereira
Sophia Lopes – EMEF Prof. Zeferino Vaz
Gabrielly Moreira – EMEF Professora Clotilde Barraquet Von Zuben
Katarina Campos – EMEF Dr. Lourenço Bellocchio
Melyssa Franco – EMEF Padre Emílio Miotti
Mylenna Gomes – EMEF Professor André Tosello
Arthur Costa – Colégio Asther
Júlia Sampaio – Colégio Asther
Arthur Nakashima – Colégio Múltiplo
Tomaz Siqueira – Colégio Múltiplo
Nicolle Ribeiro – Colégio Photon
Letícia Dalpoz – Colégio Photon
Gabriela Bergamini – Escola 14 Bis
Vitor Santarosa – Escola 14 Bis
Isabela Francisco – Colégio Notre Dame
Mathias Iago – Colégio Notre Dame
Ana Beatriz Couto – Colégio Alicerce
Davi Farinelli – Sesi Amoreiras