A Câmara de Campinas, por meio de seu presidente, Luiz Rossini (PV), e demais parlamentares estiveram na manhã desta segunda-feira (04) no encontro para apresentação de proposta para garantir a manutenção da atual concessionária que opera o Aeroporto Internacional de Viracopos. A reunião, que contou com a participação de mais de 200 pessoas de diversos setores da sociedade, foi organizado pela Prefeitura de Campinas, em parceria com a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) e o Conselho de Desenvolvimento da RMC.
Na oportunidade, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, esteve presente, ao lado do deputado federal Jonas Donizete (PSB) no salão de convenções do Royal Palm Plaza Hall, para anunciar uma possibilidade jurídica de manter a Aeroportos Brasil à frente da administração de Viracopos.
O ministro explicou que fez uma interlocução o TCU (Tribunal de Contas da União) para que aceitasse a formalização da concessionária para continuar operando até 2042. A Aeroportos Brasil, em meados de 2021, havia solicitado oficialmente o pedido de devolução do aeroporto ao governo federal.
“A notícia trazida pelo ministro Márcio França deixa Campinas mais tranquila quanto a continuidade dos serviços em Viracopos. O aeroporto é o motor do desenvolvimento da região. Impulsiona as exportações e as importações da RMC, além de ser um modal importantíssimo de transporte aéreo”, disse Rossini, que participou da Mesa de autoridades do encontro, junto com o prefeito Dario Saadi (Republicanos) e o vice-prefeito Wanderley de Almeida (PSB).
Viracopos é o maior aeroporto de cargas do Brasil, com saldo positivo nos últimos dois anos. No ano passado, passaram por lá cerca de 12 milhões de pessoas, e foi eleito o melhor do Brasil, na categoria acima de 10 milhões de passageiros ao ano.
O vereador Perminio Monteiro (PSB) aproveitou a reunião e entregou nas mãos do ministro uma moção da Câmara de Campinas na qual apoia a ação do ministério em instalar duas salas multissensoriais nos Aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).
“Esses espaços foram projetados para proporcionar maior conforto às pessoas com deficiência que utilizam os terminais. A inauguração de salas multissensoriais nos aeroportos é uma medida importante para garantir a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Essas salas proporcionam um ambiente tranquilo e confortável para indivíduos que podem se sentir sobrecarregados com o estresse e a agitação dos aeroportos”, frisou Perminio.
Além dele, estiveram presentes os vereadores Zé Carlos (PSB), Filipe Marchesi (PSB), Edvaldo Cabelo (PL), Jair da Farmácia (Solidariedade), Marcelo da Farmácia (Avante), Arnaldo Salvetti (MDB), Carlinhos Camelô (PSB) e Carmo Luiz (Republicanos). Participaram ainda secretários municipais e representantes da Concessionária Aeroportos Brasil.