A Câmara de Campinas aprovou projeto de Rossini que institui o Dia Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, a ser celebrado no dia 21 de setembro.

Essa data já é comemorada no Brasil por meio do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Foi oficializada em 2005 pela lei número 11.133. Entretanto já era comemorada desde o ano de 1982.

O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e a renovação da luta das pessoas com deficiência.

Segundo a lei número 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Assim sendo, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integração dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental.