O presidente da Câmara, vereador Luiz Rossini (PV), reapresentou moção ao governo de São Paulo, para acelerar as medidas para construção de uma unidade do restaurante Bom Prato nas proximidades do Hospital das Clínicas da Unicamp, no distrito de Barão Geraldo. A moção foi aprovada pelos vereadores na quinta reunião ordinária do ano, na noite da última quarta-feira.

Em maio do ano passado, Rossini e a vereadora Debora Palermo (PSC) já tinham protocolado uma moção no mesmo sentido direcionada ao então governador Rodrigo Garcia (PSDB). “Agora com o novo governo sob a orientação do governador Tarcísio de Freitas queremos que a atual gestão promova o mais urgente possível a construção de uma unidade do restaurante popular a fim de atender os usuários do sistema hospitalar da Unicamp”, diz Luiz Rossini.

O vereador ainda lembra que desde que foi anunciada em dezembro de 2018 pelo então governador do Estado de São Paulo, Márcio França, a promessa para a construção do restaurante nunca saiu do papel.

A ideia era construir o prédio em um terreno ao lado do atual Pronto Socorro. Na época do anúncio, a expectativa era que o início do atendimento ocorresse já no começo de 2020, mas nada ocorreu até os dias de hoje.

O Programa Bom Prato tem como objetivo oferecer refeições saudáveis e de alta qualidade para a população de baixa renda, a um preço acessível, e serve diariamente mais de 130 mil refeições. Nesses 22 anos de existência do programa, foram servidas mais de 327,6 milhões refeições, totalizando mais de 206,5 bilhões de toneladas de alimentos, desde a sua criação em 28 de dezembro de 2000.

“A construção de uma unidade do Bom Prato naquele local beneficiaria milhares de pessoas que passam pela Unicamp, principalmente aquelas mais carentes que vêm de outras localidades para receber atendimento médico. A expectativa, naquela oportunidade, era de que seriam servidas 1,5 mil refeições por dia, sendo o café da manhã comercializado a R$ 0,50 e almoço por R$ 1,00”, relata.