A Câmara Municipal de Campinas aprovou, em definitivo e por unanimidade, o projeto de lei do vereador Luiz Rossini (PV) que institui o Programa Mais Árvores, Mais Qualidade de Vida, cujo objetivo é incentivar o plantio de árvores em vias e praças públicas sugerido por moradores locais, conscientizando a população sobre a importância da arborização quanto à qualidade do ar, conforto térmico e, consequentemente, qualidade de vida.
“O objetivo deste programa é conscientizar e estimular o plantio de árvores adequadas para o espaço urbano. Esta iniciativa visa a colocar em lei a regra para que a população solicite o plantio, reduzindo uma dificuldade que existe hoje: muitas vezes o Departamento de Parques e Jardins quer plantar uma árvore e o morador não deixa por achar que vai rachar a calçada, o que não ocorre. Então vamos inverter o processo: o morador que quiser fazer o plantio vai solicitar ao DPJ e o órgão disponibilizará uma muda de espécie adequada e auxiliar o morador no plantio”, explica Rossini.
As solicitações deverão ser atendidas por ordem cronológica de protocolo e conforme disponibilidade de mudas existentes no viveiro municipal. No caso de morte ou problema com o desenvolvimento da muda, o morador deverá comunicar o DPJ, para fazer a substituição da árvore.
Para Rossini, a proposta promove a implementação de iniciativas voltadas ao plantio de árvores, envolve a comunidade em ações de preservação e proteção do patrimônio arbóreo; serve como ação de educação ambiental; garante o plantio de árvores nas localidades indicadas pelos seus moradores e aumenta o índice de arborização do município.
O vereador ainda argumenta que, apesar de apresentar um significativo maciço arbóreo, Campinas possui regiões com um deficit de árvores e vegetação muito expressivo, constituindo áreas áridas, principalmente no distrito do Campo Grande e Ouro Verde, onde a temperatura nos dias de calor fica acima da média registrada em áreas arborizadas, causando desconforto térmico e prejudicando a qualidade de vida da população.