Rossini apresentou projeto de lei para coibir o excesso de barulho nos escapamentos de veículos que foram modificados ou estão com problemas mecânicos. A medida atinge especialmente os escapamentos de motocicletas, que além de produzirem níveis de ruídos acima dos tolerados pela legislação, alteram as emissões de gases. A matéria está de acordo com as leis de trânsito que punem essa conduta com multa e apreensão do veículo.

“É inadmissível a cidade de Campinas ficar inerte face aos incômodos promovidos por escapamentos barulhentos, especialmente os de motocicletas, muitas vezes por opção, com instalação de acessórios nos veículos com a finalidade de aumentar o ronco dos motores ou até mesmo por falta de manutenção. Cabe a Municipalidade obstar ações desse porte, aumentando a fiscalização e meios para conscientizar os motoristas sobre essa questão e punir os infratores por suas ações”, descreve Rossini na justificativa do projeto.

O vereador, que também é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara de Campinas, alerta que o ruído produzido por esses veículos provoca poluição sonora, o que acaba causando danos à saúde da população. “Já há estudos que comprovam vários efeitos negativos da poluição sonora na saúde dos seres humanos, como insônia, estresse, depressão, perda de audição, dores de cabeça, entre outras doenças”, finaliza Rossini.