Como parte das comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno a Câmara de Campinas reservou, por iniciativa do vereador Luiz Rossini (PV), a primeira parte da reunião ordinária desta segunda-feira (06/08) para debater o tema. Para tanto, estará presente no plenário José Martins Filho, médico pediatra, neonatologista, professor titular emérito de pediatria da Unicamp e ex-reitor da universidade.

“Essa é uma data muito especial. É uma semana em que devemos promover a discussão da importância da amamentação infantil, já que existem pesquisas que comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo”, afirma Rossini, autor da lei que determina o direito ao aleitamento materno em qualquer lugar, independentemente se houver ou não um local específico para isso. Assinaram o projeto junto com Rossini os vereadores Carmo Luiz (PSC) e Antônio Flores (PSB).

A Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada desde 1990 entre os dias 1 e 7 de agosto, surgiu em 1990 após um encontro organizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”.

Durante esse período, ocorrem ações no mundo todo em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais. A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. “O aleitamento materno é um ato de amor. É fundamental para o desenvolvimento da criança; gera inúmeros benefícios não só ao desenvolvimento da criança como à saúde da mãe”, complementa Rossini.

Além das credenciais de José Martins Filho, o médico é membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ocupa a cadeira número 21 da Academia Brasileira de Pediatria. Foi também fundador do Grupo Nacional de Estímulo ao Aleitamento Materno da SBP. Lutou pelo aumento da licença de três meses para quatro meses por intermédio do grupo de estímulo ao aleitamento materno da SBP e do Ministério da Saúde, no Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição. É também membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, conferencista e autor de 11 livros, entre os quais se destacam: “Como e Porque Amamentar”, “A Criança Terceirizada. Os Descaminhos das Relações Familiares no Mundo Contemporâneo” e “Cuidado, Afeto e Limites – Uma Combinação Possível”, em co-autoria com Ivan Capelatto.