Adriana Flosi, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), afirmou durante a quarta reunião da Comissão Especial de Estudos (CEE) dos Moradores de Rua que a quantidade de pessoas em situação de rua de Campinas trazem insegurança e afasta os consumidores da região central.

Presidida pelo vereador Luiz Carlos Rossini (PV), a Comissão tem como objetivo mapear e conhecer o perfil das pessoas em vulnerabilidade, bem como identificar os motivos do crescimento visível da população de rua no município.

,

“A abordagem deles é intimidatória. Além disso, muitos moradores de rua dormem e fazem suas necessidades em frente às lojas. As pessoas estão evitando o centro da cidade. A situação é terrível. Não é papel da ACIC propor soluções, mas estamos dispostos a contribuir para encontrar propostas que ajudem a resolver essa questão com urgência”, disse Adriana.

Ela lembrou que 34% dos moradores em situação de rua de Campinas são egressos do sistema prisional, conforme levantamento feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos em contagem realizada em 2016.

Além dela, outros comerciantes da região participaram do encontro. Eles relataram casos envolvendo moradores de rua que trazem prejuízo para as vendas. “Temos informações constatadas que vans lotadas de pessoas são largadas em Campinas”, disse Luiz Clayton da Silva, lojista da rua Alvares Machado.

Para Rossini, foi importante ouvir as queixas do comércio em relação aos moradores de rua. “São seres humanos e precisamos agir com cuidado. São pessoas que tiveram os vínculos familiares quebrados, e muitos estão lá, por falta de opção, mas precisamos equacionar essa situação para evitar prejudicar outros segmentos da sociedade”.

O relator da Comissão, vereador Marcos Bernardelli (PSDB), defendeu as políticas assistenciais do município, mas defendeu uma ação conjunta de todos os setores da sociedade para encontrar soluções para essa população”.

Estiveram presentes ainda na reunião, os vereadores Nelson Hossri (PD), Ailton da Farmárcia (PSD), membros da Comissão, além do vereador Tenente Santini (PSD) e o secretária municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Públicas Luiz Augusto Baggio.