A Câmara de Campinas aprovou Moção, apresentada por Rossini, que pede inclusão no calendário oficial da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo a inclusão da Festa do Ligo, em Nova Odessa.

Veja a íntegra da Moção

MOÇÃO Nº ____________ DE 2017

Do Sr. LUIZ CARLOS ROSSINI

INCLUSÃO DA FESTA DO LIGO NO CALENDÁRIO OFICIAL DA SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Campinas, Rafa Zimbaldi,

Nos termos do art. 139 do Regimento Interno, apresento a Vossa Excelência esta moção, a ser encaminhada, se aprovada pelo Plenário, ao Secretário Estadual de Cultura de São Paulo, José Luiz Penna; e à Letônia Brasil (Associação Brasileira de Cultura Leta) de Nova Odessa.

A Festa do Ligo – também chamada comumente de Jāņi – é certamente o mais popular dos feriados leto. É uma comemoração do solstício de verão, no Hemisfério Norte, originalmente no dia 21 de Junho, a noite mais longa do ano. É uma grande celebração da cultura e ancestralidade Leta, com danças, músicas, comidas típicas e a tradicional fogueira.

Embora, na Letônia, a época do Ligo seja também a das chuvas (os letos dizem com frequência para os dias chuvosos līst kā pa Jāņiem, “chove como se fosse o Jāņi”), isso não impede que multidões se reúnam nas principais cidades para celebrar. Para participar, apenas é preciso ter disposição e alegria.

A festa, que acontece sempre no mês de junho, não necessariamente no dia 21, mas em final de semana que possibilite o comparecimento do maior número possível de participantes, é uma grande celebração da cultura e ancestralidade leta, na qual várias tradições anciãs são preservadas.

A celebração da Festa do Ligo vem desde tempos imemoriais da cultura leta, quando os trabalhadores rurais se reuniam comemoravam a chegada do solstício verão. Associava-se a celebração com as forças e divindades da natureza na mitologia leta – para celebrar o período entre a plantação e a colheita, para atrair felicidade e espantar o azar.

No Estado de São Paulo, a festa é realizada no município de Nova Odessa, cidade da Região Metropolitana de Campinas, que concentra a maior comunidade de descendentes letos fora do seu país de origem. As várias atividades, que marcam a tradição desde a antiguidade na comunidade Leta, da Festa do Ligo daquela cidade recebem visitantes de vários municípios. Campinas também reúne representantes de origem da Letốnia.

Em Nova Odessa está localizada a sede da Letônia Brasil (Associação Brasileira de Cultura Leta), que organiza o evento. A entidade conta com terreno próprio onde construirá a Casa da Cultura Leta, com museu histórico, biblioteca e centro de tradições.

Assim, diante do exposto, apresentamos a presente Moção de Apelo para que a Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo inclua a Festa do Ligo da Letônia Brasil (Associação Brasileira de Cultura Leta), no calendário oficial da cultura do Estado de São Paulo.

 

Sala de Reuniões, 09 de outubro de 2017.

_________________________________

Luiz Carlos Rossini (PV)