Com mais de 160 atividades previstas, a Prefeitura de Campinas irá realizar, de 5 a 10 de junho, a Semeia 2017 – Semana do Meio Ambiente. Com o tema “No meio ambiente, não há fronteiras!”, o evento tem por objetivo envolver a população na reflexão sobre a realidade ambiental da cidade e da região.

Todas as atividades da Semeia são gratuitas e serão realizadas em espaços diversos como parques públicos, unidades educacionais da rede municipal de educação, museus e recintos de instituições públicas e privadas parceiras. São estudos do meio, jogos, exposições, apresentações de vídeos, palestras, visitas técnicas e monitoradas, entre outras.

Para a maioria dos programas, a entrada é livre, porém, algumas atividades necessitam de agendamento prévio. A programação completa da Semeia 2017 pode ser conferida no banner rotativo localizado no alto do Portal da Prefeitura de Campinas, ou acessando o link http://ambientecampinas.wixsite.com/semeia2017.

Segundo o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, a Semeia 2017 tem por objetivo ampliar a consciência dos cidadãos sobre a realidade e o planejamento ambiental da cidade, com destaque para as conexões com as demais cidades da região, numa visão ambiental metropolitana, face à atual elaboração do PDUI- Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado.

“O meio ambiente não tem fronteiras, a recuperação dos passivos existentes e a preservação de fragmentos de matas e outros elementos ambientais exigirá atuação conjunta e integrada dos municípios, desconsiderando-se os limites dos territórios municipais para uma visão ampliada e regional”, diz Menezes.

Parcerias

A Semeia 2017 é uma realização da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que coordena os trabalhos com todas as secretarias municipais e órgãos da administração indireta com interface ambiental.

A organização do evento conta também com a parceria da Unicamp, Sanasa, PUC-Campinas, Etecap, Senac e Arie Mata de Santa Genebra.

“A Semeia 2017 é uma demonstração do poder das parcerias, do trabalho conjunto entre secretarias municipais e entidades parceiras; com muito pouco investimento, pode-se obter a mobilização e a reflexão da sociedade sobre os desafios ambientais da urbe. Esperamos a participação entusiasmada dos cidadãos nas mais das 160 atividades previstas”, disse Menezes.