Como relator da Comissão Especial de Estudos da Reforma Política na Câmara de Campinas, Rossini defendeu o fortalecimentos dos partidos no processo de aperfeiçoamento do sistema político do país. “Os partidos políticos não podem ser feudos que defendem apenas interesses pessoais”, afirmou.

Para ele, os partidos deixaram de ser a linha mestra das concepções ideológicas e de formas para se buscar o progresso do país para ser agremiações comerciais ou de ajuda a determinados grupos. “Ulysses Guimarães sempre dizia que a democracia se faz com partidos fortes”, lembrou.

Na reunião, estiveram presentes deputados, presidentes de partidos e especialistas, como o deputado estadual e presidente do PPS nacional, Davi Zaia; a deputada estadual Célia Leão (PSDB); o deputado federal Luiz Lauro Filho (PSB); José Luiz de França Penna, presidente nacional do PV; Rogério Menezes, presidente do PV de Campinas; Marcia Quintanilha, presidente do PCdoB na cidade; Casemiro Reis, presidente do diretório municipal do PT; André Von Zuben (PPS), presidente do PPS municipal; José Henrique Nunes, vice-presidente municipal do DEM, entre outros, além do advogado Flávio Henrique da Costa Pereira, especialista em direito eleitoral com 18 anos de atuação na área.

Ao final do encontro, Rossini afirmou que todas as sugestões e propostas serão encaminhadas para Brasília no relatório final da Comissão para subsidiar as discussões da Reforma Política.