Cerca de 1,5 milhão de toneladas de resíduos sólidos e mais 5 milhões de litros de resíduos líquidos dos 530 postos de combustíveis da região de Campinas foram coletados e descartados de forma ecologicamente correta entre 2012 e 2015.
Os números foram apresentados durante reunião da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara de Campinas pelo Recap, o Sindicato Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas, e pela Resi Solution, empresa licenciada para executar esse tipo de serviço.
O evento marcou o início das atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente, criada por lei de autoria de Luiz Carlos Rossini (PV), vereador e presidente da Comissão. A data é comemorada entre os dias 30 de maio e 5 de junho.
O programa completo das destinação dos resíduos dos postos de gasolina, batizado de EcoTroca, que promoveu a diminuição do passivo ambiental em casos de contaminação do lençol freático, durante vazamentos de óleo e gasolina, recebeu o prêmio Responsabilidade Social e Sustentável no Varejo da Fundação Getúlio Vargas.
“São essas iniciativas que ajudam a construir uma sociedade que valoriza a natureza”, defendeu Rossini ao final da reunião. Segundo Flávio Martini de Souza Campos e Marcelo Caricol, representantes do Recap, o processo inclui ainda a destinação de embalagens plásticas, filtros de óleo e metais, filtros de ar, panos, estopas, além da limpeza das caixas armazenadoras de óleo.
Tito Borlenghi Júnior e Anderson Ferreira, da Resi Solution, afirmaram até que o sistema de transporte dos resíduos é monitorado automaticamente para garantir o descarte completo e adequado do material.