A Comissão Especial da Câmara Municipal que estuda os mecanismos para efetivar o Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e à Discriminação Religiosa em Campinas ouve nesta terça-feira (12/04), às 19h, no Plenarinho, vítimas da prática de racismo.
Depois de debater o tema com ativistas da comunidade negra e com lideranças de religiosos de matrizes africanas, a Comissão que ouvir relatos de pessoas que sofreram com o preconceito racial.
“Essa reunião é muito importante. Vamos conhecer histórias reais de preconceito e debater a melhor forma de trabalhar a prevenção, o acolhimento psicossocial e o acompanhamento jurídico específico para cada caso”, explica o vereador Luiz Carlos Rossini (PV), presidente da Comissão.
Entre as vítimas confirmaram presença na reunião Henry Paulino, que recentemente foi retirado de um estabelecimento público e levado algemado para uma delegacia pelo fato de ser negro. Também confirmou presença Regina Maria Semião, outra vítima de racismo na cidade.
Além de Rossini, a Comissão Especial de Estudos é formada pelos vereadores Carlão do PT, Cid Ferreira (SD), Paulo Galtério (PSB) e Gustavo Petta (PC do B).