Rossini entregou em sessão solene da Câmara de Campinas o Diploma de Mérito Cultural a Vani Caruso, por sua atuação na área das artes visuais e pela sua dedicação à arte.
Conheça mais sobre Vani Caruso
Evanir Gaio Caruso, conhecida no meio artístico como Vani Caruso, nasceu em Campinas em 1955, e atualmente mora na Vila Industrial. Em 1977 formou-se em Matemática com habilitação em Desenho Geométrico e Física pela Puc Campinas e durante muitos anos atuou como professora em diferentes escolas.
Sempre foi muito interessada em artes, decoração e energização como meio de harmonização de ambientes. Fez vários cursos e oficinas de arte e decoração a fim de se aprimorar nas artes visuais, como o Curso de Arte Contemporânea com Vera Ferro na Casa de Arte de Campinas e o Curso de Aquarela ao Ar Livre na Casa de Contos de São Roque, entre outros. Em 2000 iniciou seus trabalhos de pintura, aliás sua paixão.
Vani está sempre em busca de novas ideias e novos métodos artísticos em seus desenhos, colagens, fotografias, pinturas e objetos. Participou de dezenas de exposições coletivas e algumas individuais na região de Campinas. Entre suas mostras estão “Enso – O Círculo Ressignificado”, “As Viagens Imaginárias” e “O Universo das Pedras”.
Em 2011 começou a trabalhar com imagens que representam o universo Oriental por meio de uma nova narrativa: retratar formas que não façam sentido a um primeiro olhar, mas que nos remetam a algo familiar, como se fosse a criação de um lugar entre a realidade e a fantasia.
De uma maneira desprendida e despretensiosa, ela cria livremente narrativas que tenham existência no mundo dos sentidos. A relação de Vani com o mundo oriental pode ser vista através da fragmentação, como em um mosaico, na qual os vestígios e as formas estão lá explícitos ou algumas vezes irreconhecíveis à primeira vista.
Em sua exposição “Enso – O Círculo Ressignificado”, os símbolos estão no centro e constituem um universo imaginário que remete à tradição e a riqueza dessa cultura milenar.
Além de tudo isso, Vani teve participação no Movimento que pretende fazer do mundo uma grande biblioteca, por meio do projeto Livro Livre, uma iniciativa que visa difundir o hábito da leitura e formar novos leitores. Esse conceito é inspirado no bookcrossing, prática difundida nos Estados Unidos e na Europa que já conta com mais de 600 mil participantes em cerca de 130 países.
Vani, assim, contribuiu e contribui significadamente com a cultura das artes plásticas de Campinas e região com suas exposições e mostras ao longo da última década, além de sua dedicação à cultura.