Preocupados com a mobilidade urbana em Campinas, os vereadores Luiz Carlos Rossini (PV) e José Carlos Silva (SDD) pediram à Emdec, empresa responsável pelo controle do trânsito da cidade, uma série de informações sobre os motivos para redução de velocidade nas principais avenidas que cortam o município.

3222 (1)

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Transportes anunciou que reduzirá, de maneira escalonada, os limites de velocidade de 60 km/h para 50 km/h nas avenidas Barão de Itapura, Andrade Neves, Prestes Maia, João Jorge, Amoreiras e John Boyd Dunlop. Medida semelhante foi adotada pela capital paulista nas pistas expressas.

A medida gerou polêmica e por conta das dúvidas de muitos motoristas e pedestres, Rossini e Zé Carlos querem saber exatamente quais foram os parâmetros que motivaram a decisão da redução de velocidade.

Rossini, por exemplo, questiona quais foram os estudos que demonstram o grau de acidentes nessas vias, quais os critérios técnicos adotados para a definição dos limites máximos de velocidades, qual a velocidade média praticada nas referidas vias em horários de pico e qual outra alternativa que poderia ser adotada para o aumento das condições de segurança no trânsito, entre outras.

Tanto Rossini quanto Zé Carlos também solicitaram um relatório detalhado sobre as estatísticas de acidentes ocorridos nessas vias. Zé Carlos ainda quer saber se houve acidente com motociclistas.

A Lei Orgânica do Município prevê que a administração pública tem inicialmente 15 dias para prestar todos os esclarecimentos.