Rossini e o senador italiano Fausto Longo, em visita a Campinas, discutiram com a Prefeitura e com Câmara a possibilidade de implantar um hospital ítalo-brasileiro de combate ao câncer no município.
A proposta foi debatida durante audiência com o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira e também com o presidente do Legislativo de Campinas, Rafa Zimbaldi (PP). Fausto Longo e Rossini levaram a ideia ao Executivo, que fará um estudo para viabilizar um terreno para a construção do empreendimento que teria parceria do Istituto Europeo di Oncologia, uma das instituições mais renomadas de combate ao câncer no mundo.
“Além do hospital, queremos formar um centro capaz de formar e capacitar profissionais para atender a demanda nessa área de saúde não só no Brasil, mas em boa parte da América do Sul”, disse o senador Fausto Longo, que afirmou que já teria projeto arquitetônico doado por Renzo Piano, um dos mais importantes arquiteto italiano da atualidade.
O projeto executivo da obra também está garantido com uma parceria italiana. “Seria muito importante para toda a região se conseguimos trazer essa unidade hospitalar para Campinas”, relatou Rossini. Outras cidades também estão interessadas nesse projeto como São Paulo e Jundiaí.
Também foi discutida formas de interação tecnológica entre o Brasil e a Itália, como por exemplo, a troca de experiência comercial na área de desenvolvimento de placas fotovoltaicas. “Como Campinas tem uma vocação tecnológica, poderíamos avançar nas discussão de trazer empresas com esse potencial para a cidade”, comentou o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira”. “A Câmara está à disposição de todas os projetos que ajudem a melhorar ainda mais a vida do cidadão campineiro”, afirmou Rafa Zimbaldi.
Rossini, que representa a comunidade italiana na Câmara de Campinas, ainda fez questão de levar o senador até a Casa D’Italia, onde o senador ouviu as demandas da comunidade italiana. No final do dia, Fausto Longo ainda participou da primeira parte da sessão legislativa da Câmara, na qual fez um balanço de sua atuação parlamentar no Senado da Itália.