Rossini entregou o diploma de mérito socioambiental a Daguimar Silva, representada pela sua filha Raquel, na abertura da Semana do Meio Ambiente de Campinas. O prêmio é uma forma de homenagear as pessoas da sociedade que fizeram um trabalho ligado ao meio ambiente em Campinas.
A premiação ocorreu na Sala Azul da Prefeitura de Campinas, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, data criada por Rossini em 2000, durante seu terceiro mandato como parlamentar na cidade.
Na oportunidade também foi apresentado o portal “Árvores de Campinas”, que traz um levantamento detalhado sobre a arborização urbana da cidade, a partir de um monitoramento de imagens, realizado pela Embrapa Monitoramento de Satélite.
O lançamento da ferramenta e a entrega de diploma de mérito socioambiental para mais quatro pessoas marcaram a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente (Semeia), que neste ano tem como tema “Uma Vida Mais Verde para Abrigar todas as Cores”.
“Há 15 anos já pensávamos num projeto de sustentabilidade para cidade. É uma honra ser o autor da lei que criou a Semana do Meio Ambiente, que nada mais é uma data para refletirmos sobre a consciência ecológica em Campinas”, disse Rossini.
A solenidade abertura da Semana de Ambiente contou com a presença do prefeito Jonas Donizette, do secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes; do chefe-geral da Embrapa Monitoramento de Satélite, Mateus Batistella; além de pesquisadores, ambientalistas e convidados.
Árvores de Campinas
O portal “Árvores de Campinas” vai permitir ao usuário (cidadãos e técnicos da Prefeitura) realizar consultas sobre a arborização urbana de Campinas, os plantios realizados por meio do Banco de Áreas Verdes e também as árvores imunes ao corte. A ferramenta já pode ser acessada no endereço eletrônico www.campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente, na página do Departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável.
As informações disponíveis no momento são: levantamento da arborização viária da área urbana (calçada, canteiro central e rotatórias) do município de Campinas realizado pela Embrapa a partir de imagens de satélite, referente ao ano de 2012. O levantamento contempla apenas árvores localizadas nas vias públicas, que foram divididas em quatro categorias (árvores, arbustos, palmeiras e mudas).
Segundo o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, o portal foi idealizado a partir da assinatura de um termo de cooperação técnica assinado pelo prefeito Jonas Donizette com a embrapa Monitoramento de Satélite, no dia do meio ambiente em 2013.
Para Menezes, fazer a entrega da ferramenta dois anos depois da assinatura do termo de cooperação representa um avanço do município nas questões ambientais, e uma conquista da população. “O portal é uma ferramenta inédita, uma plataforma interativa e importante instrumento de acessibilidade para que cada cidadão possa consultar a arborização urbana, sabendo a realidade dos números e tipos de árvores de nossas ruas e avenidas. Além disso, vai servir para que possamos usar a ferramenta de planejamento e gestão na área de plantio”, disse.
Ao abrir oficialmente a Semeia 2015, o prefeito enfatizou o compromisso da Administração em cuidar do meio ambiente, como forma de cuidar das pessoas. Ele ressaltou a importância da nova ferramenta como instrumento de gestão ambiental, garantindo que a população acompanhe as ações da prefeitura para que o município avance no índice de arborização. “Campinas está dando esse passo importante, saindo na frente com essa ferramenta transparente, que sempre foi uma reivindicação da população”.
Mérito
O prefeito considerou a entrega do Diploma de Mérito Socioambiental para pessoas que se destacaram em ações ambientais, um momento importante na solenidade de abertura oficial da Semana do Meio Ambiente.
O certificado foi entregue para Guiomar da Silva Moreira, uma pedagoga de 93 anos; in memorian para Carlos Alberto Gomes Henrique, agrônomo e ambientalista; Hidelbrando Herman, advogado e ex-secretário de Campinas; Francisco José Richini, engenheiro agrônomo; Sebastião Martins Vital conhecido como o jardineiro poeta; e José Antônio vicente, jardineiro da Prefeitura.
Atividades
Neste ano, a Semana do Meio Ambiente será comemorada durante 14 dias. As atividades já começaram neste final de semana com um passeio ciclístico na Mata Santa Genebra e apresentações de teatro.
A programação vai até o dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com uma série de atividades entre elas caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos, apresentações de teatro e cinema, feira de cultura e arte, visita e trilha na Mata Santa Genebra, palestras e até show musical.
O objetivo da Semeia é ampliar o nível de conscientização da população sobre a necessidade de se preservar os recursos naturais e principalmente as nascentes e cursos de água.