Pena 1

Com o Partido Verde à frente da Secretaria do Verde e do Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Campinas uma série de reestruturação foi feita nesse órgão. Além de coordenadorias específicas, a Pasta passou a contar com três departamentos: de Licenciamento Ambiental; do Verde e do Desenvolvimento Sustentável; e de Proteção e em-Estar Animal.

Meio Ambiente

Na opinião do secretário municipal Rogério Menezes, com a lei aprovada, Campinas passa a contar com um órgão gestor municipal moderno e capaz de desenvolver políticas públicas ambientais de acordo com a extensão, complexidade e particularidades do município. “A lei coloca Campinas no século 21 em gestão ambiental, supera-se o meio ambiente como uma política setorial e abre caminho para a atuação transversal da pasta, orientada e estimulada pelo prefeito Jonas Donizette, com diversas interfaces e participando do planejamento global do desenvolvimento sustentável da cidade”, avalia o secretário.

O texto aprovado pela Câmara como voto favorável do vereador Luiz Carlos Rossini atende a uma demanda antiga da sociedade com a criação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. “Era uma demanda antiga que o nosso partido conseguiu atender”, resume Rossini.

O setor será responsável por elaborar uma política municipal de bem-estar animal com a realização no médio prazo de atendimento médico veterinário de animais doados, castração de animais a serem adotados, atendimentos aos animais vítimas de ações nocivas protagonizadas pelo homem, doação de animais domésticos e recolhimento dos animais vítimas de maus tratos, entre outros.